Header Ads

Trump diz que G7 deveria reintegrar a Rússia

Rússia foi excluída do grupo G8 em 2014, depois da anexação da Crimeia. Reunião do G7 será nesta sexta no Canadá.

 
 
O presidente americano Donald Trump disse nesta sexta-feira (8) que o G7, grupo dos sete países mais ricos do mundo, deveria reitegrar a Rússia ao bloco. O grupo formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos se reunirá nesta sexta-feira (8) no Canadá.

    "A Rússia deveria estar nesta reunião. Você gostando ou não. E posso não ser politicamente correto, mas temos um mundo pra gerir. O G7, que era o G8, que expulsou a Rússia, deveria deixar a Rússia voltar", afirmou Trump antes de embarcar para o Canadá.

A Rússia foi excluída do G8 em 2014, depois da anexação da Crimeia. O governo russo participava do grupo desde 1998.

Em resposta, a presidência francesa emitiu um comunicado em que afirma que os quatro países europeus do G7 concordaram em negar o retorno da Rússia ao grupo.

Emmanuel Macron, Angela Merkel, Theresa May e Giuseppe Conte, que se reuniram antes do início da cúpula no Canadá, concordaram que "a posição europeia é de negar o retorno da Rússia", embora considerem "a possibilidade de estabelecer um diálogo", em uma concessão feita a Roma, de acordo com os conselheiros de Macron.

Antes desse comunicado, Conte, que participa de sua primeira cúpula do grupo, havia expressado seu apoio à ideia de Trump.

De acordo com a rede CNN a declaração de Trump é uma ruptura extraordinária com os principais aliados dos EUA e é considerada surpreendente, já que está em andamento no país uma investigação sobre uma suposta interferência do governo russo nas últimas eleições presidenciais. Trump nega repetidamente as alegações.

G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.