Header Ads

Frotas de ônibus continuam a reduzir em cidades da Paraíba por falta de combustível

Frota de ônibus está menor em João Pessoa, Campina Grande e Sousa devido a paralisação dos caminhoneiros.


Nesta quinta-feira (24), a redução das frotas de ônibus de João Pessoa e Campina Grande permanecem. O motivo é a paralisação dos caminhoneiros, que continua desde a segunda-feira (21), provocando um desabastecimento nos postos de combustíveis. No município de Sousa, no Sertão paraibano, a partir desta quinta-feira não haverá ônibus circulando na cidade.

Em Campina Grande, a redução atingiu 40% da frota nesta quinta-feira. Na quarta-feira (23), a previsão era de 30% da frota não circular na cidade. Em João Pessoa, não há, ainda, como precisar a porcentagem, mas segundo o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos (Sintur-JP), Isaac Júnior, já tem empresa de ônibus sem combustíveis.

Os caminhões que abastecem os postos de combustíveis estão parados no Porto de Cabedelo, em protesto. No entanto, na noite da quarta-feira (24), uma decisão judicial liminar determinou que os protestos dos caminhoneiros não impeçam o acesso dos caminhões que prestam serviço à Petrobrás às instalações do Porto, na Grande João Pessoa, nem dificultem a passagem em quaisquer trechos de rodovias ou estradas próximos ao terminal de distribuição. Os caminhoneiros informaram que não tiveram acesso à liminar.

Félix Araújo, superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), informou que o combustível só vai ter esta sexta-feira (24). "A preocupação maior é para amanhã", frisou.

A STTP informou, ainda, que os ônibus que fazem rota para as universidades públicas de Campina Grande, UEPB e UFCG, localizadas no bairro Bodocongó, estão entre os afetados com a redução da circulação dos transportes públicos da cidade.

Entre as linhas que fazem a rota para as duas universidades públicas estão a Cabral, que se mantém com toda frota até esta sexta-feira (25), e a Nacional, que está funcionando, desde a tarde desta quarta-feira (23), com o quadro de horários do sábado - o que representa uma redução na frota.

Já em João Pessoa, a previsão era reduzir 25% da frota, no entanto, com a permanência da mobilização, o estoque de diesel das empresas está sendo reduzido. Para esta quinta-feira, segundo o Sintur-JP, o combustível só será suficiente para abastecer metade da frota. "Estamos sendo obrigados a isso pela falta de combustível", lamentou Isaac Júnior.

No município de Sousa, a circulação dos ônibus só deve voltar oa normal quando a situação dos combustíveis se normalizar. Na cidade, são seis ônibus para atender pelo menos dois mil usuários do transporte coletivo.

G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.