Header Ads

Avião com 113 a bordo cai pouco depois da decolagem em Havana, em Cuba

Um avião da companhia aérea Cubana caiu momentos depois da decolagem no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, no começo da tarde sexta-feira (18). Segundo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, 113 pessoas estavam a bordo da aeronave. "Parece que há um alto número de vítimas", disse o presidente ao chegar ao local do acidente.
 

O jornal estatal "Granma" afirmou que há ao menos três sobreviventes em estado crítico. Também segundo o jornal, entre os passageiros havia quatro crianças, sendo um bebê de 2 anos de idade.

A aeronave, um Boeing 737, levava 104 passageiros e nove tripulantes mexicanos, e seguia para a Holguín, no leste do país. O avião era alugado de uma empresa estrangeira pela companhia aérea estatal Cubana. O voo, identificado como DMJ 0972, teria cerca de uma hora de duração.

A Radio Havana Cuba informou que o avião caiu sobre uma estrada que liga Havana a Boyeros, próxima do aeroporto.

Testemunhas nos arredores relataram fumaça espessa na região do aeroporto. Jornalistas da agência de notícias AFP que estão a cerca de 100 m do local do acidente afirmam que a aeronave está destruída e em chamas. Segundo os repórteres, ela teria caído sobre uma área agrícola nos arredores do aeroporto.

Em declarações para a agência cubana Prensa Latina, a diretora de Transporte Aéreo, Mercedes Vázquez, afirmou que o avião era da empresa aérea mexicana Damojh, também chamada de Global Air, que realiza voos low cost e tem sua base em Guadalajara. Momentos antes, a TV cubana afirmou que o avião pertenceria a uma empresa italiana chamada Blue Panorama, que loca suas aeronaves para rotas nacionais na ilha caribenha. A Blue Panorama nega envolvimento com o avião.

A embaixada do México em Cuba ativou um protocolo de emergência para atender aos mexicanos em busca de mais informações sobre o acidente.

O presidente da Corporação de Aviação de Cuba, Roberto Peña, anunciou que foram abertas as investigações para determinar a causa do acidente, segundo a Prensa Latina.

    El Presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez se encuentra en el sitio, junto a las máximas autoridades de La Habana y el ministro de Salud, Roberto Morales, vicepresidente del Consejo de Estado. #Cuba https://t.co/8JBy33lXNU pic.twitter.com/

    Q5CZeIsNyT
    — Periódico Granma (@Granma_Digital) 18 de maio de 2018

O presidente Díaz-Canel assumiu o poder há meros 30 dias, sendo o primeiro presidente civil após a Revolução Cubana, em 1959.

    O fim da era Castro em Cuba

O último acidente aéreo de Cuba aconteceu em abril de 2017, quando um avião AN-26, das Forças Armadas Revolucionárias, caiu em Loma de la Pimienta, no município de Cande. 

Uol

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.