Header Ads

Pré-candidato a deputado federal, Aurian de Lima defende a federalização da gestão dos postos de Saúde no país


Em entrevista ao Jornal das Cidades, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12 às 14hs, pela Rádio 100.5 FM, o ex-vereador, presidente do MDB de Santa Rita e pré-candidato  a deputado federal, Aurian de Lima Soares, defendeu como uma de suas plataformas de campanha a federalização da gestão dos postos de saúde do país.

"Vou defender com garra a administração federal dos PSF's", revelou.

Para ele, o Governo Federal, teoricamente, já administra esses equipamentos com o envio das verbas rubricadas para tal, só que extremamente mal gerida pelas gestões municipais.

"Ná teoria os PSF's já recebem uma excelente quantia do Governo Federal para que sejam administrados pelo governo municipal, e o governo municipal dá uma pequena contrapartida, e o que a gente tem observado, na íntegra, é que os municípios não administram o recurso federal", ressalta o ex-vereador.

O que o presidente emedebista propõe é que o sistema de gestão seja invertido, ou seja, que a administração dessas unidades de saúde seja federalizada e o acompanhamento da aplicação dos recursod e da prestação do serviço sejam feitas pelo município. E cita o exemplo das jornadas sacrificantes dos agentes de saúde, responsáveis pelo primeiro contato de usuários e pacientes com o sistema de saúde e muitas vezes responsabilizados injustamente pela má prestação do serviço.

"A nossa proposta é que a administração seja federal e o acompanhamento seja municipal, ou seja, o inverso, porque nós temos hoje, por exemplo, um agente de saúde que deveria cuidar de 300 famílias aqui em Santa Rita, por exemplo, ele cuida de mil, mil e quinhentas famílias. Você encontra uma população desassistida, muitas vezes os gestores, já ouvi falar, dizer que os agentes de saúde não fazem nada", argumenta.

Outro argumento levantado por Aurian é o caminho que a verba da Saúde faz até chegar à população, no atual modelo.

Sem, contudo, acusar a gestão municipal santareitense, para o ex-parlamentar canavieiro, a atual forma como os repasses são feitos favorece o desvio, fazendo com que o dinheiro não chegue na sua integralidade ao seu destino e cumpra com o seu papel de promover a saúde da população.

"Uma vez que a gente tem uma administração federal, com a incompetência das gestões e dessa também do Dr. Panta, quando o dinheiro sai do Governo Federal e vem para o governo municipal, passa por muitas mãos, não quero dizer que a administração atual está desviando, mas se o serviço não está funcionando e o dinheiro está chegando, tá ficando em algum lugar", pontuou.

Para dar sustento à sua tese no que diz respeito à ineficiência do serviço ofertado em Santa Rita, Aurian cita um comentário postado pela secretária Desterro Catão, em um dos posts da página oficial da PMSR no Facebook, onde ela mesmo, em pessoa, afirma que Santa Rita não está distribuindo a vacina contra a Febre Amarela e encaminha os pacientes santarritenses para o município de Bayeux.

"Esta semana eu estava olhando a página oficial da prefeitura, e eu vi uma pessoa perguntando ao prefeito quando teríamos a vacina da Febre Amarela, sabe qual foi a reposta da secretária Desterro? 'O senhor, por favor procure a Prefeitura de Bayeux que o senhor será bem atendido'", relatou o ex-parlamentar.



"Então se tirar esse pseudo-poder que as administrações municipais têm com relação ao dinheiro federal e elas acompanharem e começarem a cobrar do Governo Federal a eficácia do serviço, eu acredito que a coisa melhora muito", concluiu.

Ouça as declarações de Aurian ao Jornal das Cidades sobre a federalização das gestões dos postos de saúde no país:


News Paraíba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.